This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Busca Aborda Prazeres De Torcer Pela Mesa De Um Botequim

Procura Aborda Prazeres De Torcer Na Mesa De Um Boteco

A paulistana Milena Avelaneda Origuela, 37, radicada em Piracicaba há treze anos, concluiu, recentemente, um trabalho acadêmico pelo menos interessado: “Futebol e Cultura: assistência aos jogos em um bar pela cidade de Piracicaba/SP”. É isso mesmo, ‘Estamos Em Um Recurso De Estagflação’, Diz O Economista Carlos Langoni decifrou, em uma etapa tão oportuno com a Copa do Universo no Brasil, as relações entre o futebol e os botecos.

Advertisement

Milena é desenvolvida em educação física pela Unimep (Escola Metodista de Piracicaba) onde fez teu mestrado na mesma área. É doutoranda em Ciências do Movimento Humano, pela mesma fundação. “Desta vez irei pesquisar assim como a assistência aos jogos de futebol, mas o futebol amador, dentro do clube Cristóvão Colombo”, citou.

Ela começou o mestrado sobre isto futebol e botequim em 2012 e defendeu a tese em fevereiro de 2014. O trabalho foi aprovado pelos professores-doutores Eline Porto (Unimep) e Ricardo Uvinha (EACH/USP). Bar e futebol têm tudo a enxergar. Veja como ficam os botecos em dias de jogo da seleção brasileira ou mesmo no decorrer dos torneios estaduais e o Brasileirão?

Advertisement

O torcedor chega, pede uma gelada, os petiscos e começa a ver aos jogos. Todavia não pense que somente a bola rolando leva torcedor ao botequim no dia de partida. A desejo de estar com algumas pessoas bem como é importante. “O encontro, a festividade, a confraternização e os amigos são atrativos”, comentou Milena. “Qual é Exatamente O Teu Intuito? /p>

É uma sociabilidade muito interessante. No momento em que sai um gol, pessoas que mal se conhecem se abraçam, pulam, gritam. “Espero que esse serviço possibilite a ampliação do diálogo e debate na área da educação física e no campo do lazer. E que seja referência para novos estudos relacionados à assistência ao futebol”, disse ela. Por que escolheu esse foco? Milena Avelaneda Origuela: Minha área principal de pesquisa é o lazer, e a assistência (contemplação) é um dos três gêneros do lazer que ainda acrescenta o conhecimento e a prática.

Advertisement
  • 1 Astrônomos modernos
  • Test Prep Planner zoom_out_map
  • 12 UNESP (Faculdade Estadual de São Paulo) Brasil
  • 4 Gestão e Negócios
  • 3° Fase: Homologação da IES no sistema da CAPES
  • Não necessita de uma bolsa para fazer pós-graduação no exterior
  • 18min de 10 de janeiro de 2017 (UTC)
  • dois Cursos Superiores

A prática no lazer é uma área muito estudada, durante o tempo que a assistência tem sido pouco estudada pela área. Como adoro de esportes, resolvi aprender o futebol assistido nos bares por observar as pessoas assistindo os jogos nos bares. Achei que seria um tópico interessante. Por que o brasileiro ama observar aos jogos no barzinho? Fundamentado em minha busca posso responder que é pelo boteco ser um espaço de encontro de amigos, espaço de confraternização, de sociabilidade.

Minha orientadora é a professora-doutora Cinthia Lopes da Silva.

Quais as principais fontes de pesquisa e quem a orientou? As principais referências de procura foram autores das áreas da educação física, lazer, sociologia e antropologia, centrado em um referencial sóciocultural. Vítima De Bala Perdida Assumirá Cadeira Na Câmara Do Rio De Janeiro é de cunho qualitativo e utilizamos metodologias e maneiras de observação baseados em métodos da antropologia. Minha orientadora é a professora-doutora Cinthia Lopes da Silva. Quais as principais problemas para exercer esse trabalho?

Share This Story

Get our newsletter